segunda-feira, 28 de março de 2011

COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS

 
 
A. POR QUÊ DEVEMOS EVANGELIZAR AS CRIANÇAS?
Pv 22:15 - ______________________________________
_______________________________________________
Mt 18:3 e Mc 10:13 – 15 - __________________________
_______________________________________________

B. O QUÊ FALAR NO EVANGELISMO INFANTIL ?
2 Tm 3:15 – O PLANO DE SALVAÇÃO ( presente em toda a bíblia )
Rm 3:23 Rm 6:23a Jo 3 :16 2 Pe 3:18 Rm 6:23b e 1 Co 15:3 e 4 Jo 5:24
1º- DEUS AMOU E AMA A HUMANIDADE ________________________
2º- TODOS HUMANOS SÃO PECADORES E ESTÃO SEPARADOS DE DEUS____________________
3º- MERECEMOS UM CASTIGO PELOS NOSSOS PECADOS: A MORTE ______________________
4º- JESUS SOFREU O CASTIGO DA MORTE EM NOSSO LUGAR E RESSUSCITOU ______________
5º- PRECISO CONFIAR PESSOALMENTE NESTA SALVAÇÃO PARA _________________________
PASSAR DA MORTE PARA A VIDA ETERNA
6º- A SALVAÇÃO ME DÁ UMA NOVA VIDA E PARA DESFRUTÁ-LA _______________________
PRECISO CRESCER NO CONHECIMENTO DO SENHOR JESUS
Antes dos 4 anos – 1% aceitam a Cristo
Após os 30 anos – 4% aceitam a Cristo
Dos 14 aos 30 anos - 10% aceitam a Cristo
Dos 4 aos 14 anos – 85% aceitam a Cristo
( Fonte : Moody Press )
“ Uma criança recebe o evangelho com humildade, com fé simples e com desapego ás coisas mundanas .
(...) Ela é suficientemente humilde para não ter preconceito . Conte para uma criança pequena a
respeito de Jesus Cristo, o Salvador, e se Deus abençoar o contar da história da cruz , e se ela
acreditar na história , ela a recebe sem ter pontos de vistas e noções erradas para revidar . Muitos
adultos ouvem o evangelho com a idéia de que Cristo é meramente um homem,(...) Outro ouve a palavra
com a lembrança de tudo que ouviu e leu sobre infidelidade, heresias e imprecações . (... ) Outro vem
com mente estufada com justiça própria e orgulho , (...) ou dependência de alguma ordem formal ou rito
religioso. (...) Ora, a querida criança, quando escuta a história do amor de Deus em Cristo Jesus não
tem nenhum desses preconceitos para atrapalhar o que ouve . (...) esse livramento de noções
preconcebidas é algo de que nós precisamos muito . (...) Não me recordo de ter algum dia encontrado
uma criança que tivesse de batalhar contra a justiça própria na hora de vir a Cristo .”
( Spurgeon, in Pescadores de Crianças , p.38-40)

C- COMO ENSINAR O PLANO DE SALVAÇÃO ÀS CRIANÇAS
Método básico : método das cores
DEUS AMOU E AMA A HUMANIDADE - cor ________________
• O plano de salvação é um plano de AMOR
• Deus nos ama porque criou tudo o que existe , criou a raça humana , criou tudo perfeito para nós :
CONTAR HISTÓRIAS DA CRIAÇÃO ( Gênesis 1 a 3 )
• Deus nos ama porque enviou Jesus à terra
• Deus nos ama porque está preparando um lugar maravilhoso , uma cidade feita de ouro e pedras
preciosas para morarmos com Ele . CONTAR SOBRE A NOVA JERUSALÉM (Ap 21)
EXEMPLO : comparar o amor de Deus ao amor dos pais ou de quem cuida
Cuidado : Antes de falar do pecado é preciso falar à criança que Deus a ama
Ligação com o próximo tópico : mas apesar deste Amor de Deus, o 1ºcasal que Deus criou
desobedeceu a Deus e assim ...

TODOS HUMANOS SÃO PECADORES E ESTÃO SEPARADOS DE DEUS- cor _______________
• Todos somos pecadores , adultos e crianças ; pode-se falar do pecado original de Adão e Eva
dependendo da idade da criança ( acima dos 8 /9 anos ) ou se ela perguntar porque todos pecamos
• Nossos erros são chamados de pecados
• Dar exemplo de pecado infantil : mentir , roubar,desobedecer aos pais e professores , invejar,
reclamar , brigar ...
• Estes pecados nos separam de Deus , pois ele é totalmente Santo, sem nenhum pecado
Exemplo : A água deve estar limpa para bebermos. Mas qual a diferença de a sujarmos com uma
colherzinha de barro ou de um Kilo de barro ? Ela ficará suja de qualquer jeito . Com o pecado é assim,
ele “ mancha “ nossa relação com Deus , pois Ele é totalmente Santo e não entra em contato com o
pecado .
Ligação : Quando fazemos algo errado merecemos um..... CASTIGO , por isso ....
MERECEMOS UM CASTIGO PELOS NOSSOS PECADOS: A MORTE- cor _________________
• Ensinar o que significa a morte : Morte espiritual = separação de Deus e morte eterna ( viver para
sempre separado de Deus) – ENSINAR ATRAVÉS DA EXPULSÃO DE ADÃO E EVA DO
PARAÍSO ( Gn 3 )
• Isto é a pior coisa que aconteceu , porque fomos feito para nos relacionarmos com Deus
Exemplo de vivermos longe de Deus : tentar jogar um jogo de vídeo game num programa errado . Não
vai funcionar.
• Mas se o castigo é a morte , como podemos pagá-lo? Porque se morrermos sem Deus passaremos pela
2ª morte e iremos para o inferno( que é o lugar em que ficaremos para sempre separados de Deus .
Nós não podemos resolver este problema !
• Falar das falsas tentativas : ser bonzinho, tentar fazer o bem , mas nunca conseguimos ficar sem
pecar...
Exemplo do problema do pecado : se uma criança quebrar algo muito caro ,como um computador, ela
não pode pagar , apesar dela ser culpada. Alguém precisa pagar por ela ...
Ligação : Deus decidiu resolver este problema e por que Ele nos ama muito , mesmo sendo nós ainda
pecadores...

JESUS SOFREU O CASTIGO DA MORTE EM NOSSO LUGAR E RESSUSCITOU- cor _______________
• Deus enviou Jesus, seu próprio Filho;
• Ele nasceu como homem, viveu sem pecado e aceitou morrer em nosso lugar;
• Através da Sua morte, do sangue que derramou na cruz , Ele pagou de uma vez por todas , a nossa
dívida pelo pecado ;
• Jesus experimentou a morte de ficar separado de Deus . Esse foi seu sacrifício;
• Deus aceitou esse sacrifício e o ressuscitou ao 3º dia ;
• Este foi o plano de Salvação realizado por Deus, através de Jesus, na cruz ;
• Somente através do sacrifício de Jesus podemos nos relacionar novamente com Deus
Exemplo da substituição : no caso de uma criança quebrar algo que não pode pagar , os pais são os
responsáveis , o pai paga e a criança está livre da culpa e da dívida . De forma parecida , não
podíamos pagar o preço do nosso pecado , só Jesus podia pagar este castigo e esta dívida .
Ligação : mas então , todas as pessoas estão livres da morte eterna ?

PRECISO CONFIAR PESSOALMENTE NESTA SALVAÇÃO PARA PASSAR DA
MORTE PARA A VIDA ETERNA – cor _________________
• Ensinar que : saber é diferente de crer e que
• Crer é depositar toda a confiança na Salvação de Jesus
• É preciso tomar uma decisão pessoal mesmo se os pais já são salvos
• Quando tomo esta decisão de crer, recebo o presente da Salvação. A partir deste momento ,
Deus me considera limpo , livre da culpa pelo pecado e por isso posso começar a me relacionar
com Ele .
• a oração não salva ela só ajuda a pessoa a “marcar” o dia da sua salvação e mostrar a pessoa que
agora pode falar livremente com Deus ;
Cuidados: - Não usar expressões de difícil compreensão como “ aceitar Jesus no coração“
- os pais são os principais responsáveis em saber se os filhos já tomaram uma decisão;
Exemplo da diferença de saber e crer : quando ganho uma bala ,só começo a sentir seu sabor
quando a desembrulho e a coloco na boca . Para isso preciso confiar que será uma bala gostosa. Se
desconfio nunca vou poder sentir de fato seu sabor, mesmo que alguém me diga , ainda assim
preciso experimentar . Quando tomo a decisão de colocar a bala na boca estou tendo acreditando
que é gostosa . Quando creio na Salvação , tenho a fé que Jesus morreu por mim e coloco toda a
minha confiança pessoal neste presente .
Ligação : e agora que já sou Salvo , o que Deus espera de mim ?
A SALVAÇÃO ME DÁ UMA NOVA VIDA E PARA DESFRUTÁ-LA PRECISO
CRESCER NO CONHECIMENTO DO SENHOR JESUS – cor _______________
• A vida eterna e espiritual começa no momento em que creio ;
• Isso não significa que paro de pecar, mas que o pecado não manda mais em mim ;
• Deus pode me ajudar a vencer o pecado ;
• Para isso preciso crescer no conhecimento de Jesus Cristo através da oração , do estudo e
prática da palavra de Deus e da convivência com a igreja de Deus que é a reunião dos salvos por
Jesus . ( falar que igreja não é o prédio ) ;
Cuidado : é preciso perguntar à criança se ela entendeu e crê na Salvação .
- para crianças cujos pais não são salvos , ou não vão a igreja é importante mostrar-lhes que devem
obedecer aos pais e orar para que eles se salvem e que Deus lhes ajude a crescer na fé.
Outras técnicas e recursos visuais :
Livro sem palavras da Apec
Materiais que seguem o método das cores ( livro , pulseira, teatro,etc)
Quadros cênicos
Cubo evangelístico
Água , detergente e óleo

Bibliografia :
FOWLER, Larry. Crianças Firmadas na Rocha . Editora Batista Regular .2007
SPURGEON, C.H. Pescadores de Crianças . Shedd Publicações . 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário